10 Benefícios da Bertalha – Para Que Serve e Propriedades
- institutocalderaro
- 12 de dez. de 2018
- 4 min de leitura
Acredita-se que a bertalha, uma hortaliça da família Basalácea, seja originária provavelmente da Índia. Ela é consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de ser apreciada nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
A bertalha também é conhecida pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano. Seus caules e folhas são descritos como verdes, carnosos e suculentos. Vamos conferir abaixo os principais benefícios da bertalha, para que serve o seu consumo e como preparar para obter o máximo de suas propriedades.
A bertalha possui propriedades emolientes tanto em sua folha quanto em sua raiz, ou seja, propriedades que mantêm o nível adequado de umidade na camada mais externa da pele. Sua folha também é adstringente e seus frutos são considerados afrodisíacos pela medicina popular. A hortaliça ainda é dotada de propriedades antioxidantes.
1. É nutritiva
Podemos considerar a bertalha uma hortaliça nutritiva pelo fato dela ser fonte de componentes importantes para o funcionamento do organismo humano como: vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.
2. Auxílio ao emagrecimento
Alimentos nutritivos e pouco calóricos são uma boa alternativa para o cardápio das refeições de quem deseja emagrecer. Isso porque eles suprem parte das necessidades nutricionais do corpo, ao mesmo tempo em que não causam o excesso de calorias, o que tem como consequência o aumento de peso.
A boa notícia é que a bertalha entra nessa classificação de alimentos. Como vimos acima, ela fornece nutrientes e é composta somente por 23 calorias a cada porção de 100 g.
Além disso, em sua versão crua, a hortaliça é rica em fibras. As fibras promovem uma sensação de saciedade ao organismo, tornando mais fácil controlar o apetite e diminuir a quantidade de calorias consumidas diariamente.
Apesar da planta dar uma forcinha, é preciso ter em mente que para ter bons resultados em relação à perda de peso é fundamental que toda a alimentação seja saudável, equilibrada e controlada e que a prática frequente de exercícios faça parte da rotina. Preferencialmente com o acompanhamento de nutricionista e personal trainer, que saberão indicar as dietas e treinos adequados para cada caso.
3. Combate aos radicais livres
Como visto acima, uma das propriedades da bertalha é a antioxidante. Isso indica que a hortaliça possui a ação de combater as ações dos radicais livres, que trazem graves doenças como o câncer, além de promoverem o envelhecimento.
4. Indicações terapêuticas
A planta ainda é utilizada como um alimento auxiliar para combater problemas no fígado, além de contribuir com o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos. Obviamente, a utilização da hortaliça para esses casos deve ser autorizada pelo médico e acompanhada de um tratamento mais completo, indicado por ele.
5. Auxílio à vida sexual
Os frutos da bertalha são considerados afrodisíacos pela medicina popular. Isso significa que existe a crença de o aumento da libido é um dos benefícios da bertalha, estimulando o apetite sexual tanto em homens quanto em mulheres.
6. Faz bem à saúde dos olhos
Os olhos também podem ser afetados pelos males dos radicais livres. Eles danificam a retina, o que pode trazer problemas como a catarata e a perda da visão. Por possuir antioxidantes bons para os olhos, combatendo a ação dessas substâncias malignas, podemos dizer que há benefícios da bertalha também para a saúde dos olhos.
O fato da bertalha ser fonte de vitamina A também ajuda neste sentido porque o nutriente é fundamental para a visão.
7. Digestão
As fibras encontradas no alimento favorecem a digestão, tornando-a suave e fazendo com os nutrientes provenientes da dieta sejam absorvidas apropriadamente.
8. Combate a anemia
Quando o organismo não possui as doses adequadas do mineral ferro, a produção de novas células sanguíneas é prejudicada, aumentando o risco do desenvolvimento de anemia. A boa notícia em relação à bertalha é que ela é uma boa fonte de ferro.
O vegetal contém 1,2 mg do mineral em cada porção de 100 g, o que corresponde a 15% da quantidade recomendada de consumo diário do nutriente. Além disso, a bertalha é fonte de vitamina C, que contribui com a absorção de ferro por parte do organismo.
9. Saúde dos ossos
A hortaliça também é fonte de cálcio – cada porção de 100 g apresenta 11% da quantidade recomendada de consumo diário do mineral. O cálcio é um nutriente necessário para o desenvolvimento dos ossos.
A bertalha também é dotada de magnésio, um mineral que auxilia a absorção eficiente do cálcio por parte do organismo. 100 g do alimento apresentam 16% da quantidade recomendada de consumo diário de magnésio.
10. Gestação
O vegetal ainda é fonte de folato, possuindo 35% da quantidade recomendada de consumo diário da vitamina, que é uma das substâncias essenciais para a formação do DNA e para o crescimento. A deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.
O tubo neural é constituído por estruturas que dão origem ao eixo central do sistema nervoso, na cabeça e na coluna vertebral do feto. Seu desenvolvimento adequado é fundamental para que o sistema nervoso seja formado por completo.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-bertalha-para-que-serve-e-propriedades/#YJXbyH96mFhr2L0P.99
Comments