Gengibre
- institutocalderaro
- 12 de dez. de 2018
- 6 min de leitura

O gengibre é uma erva rizomática, ou planta herbácea, de origem asiática. Tem um sabor picante e seu cheiro é bem forte. É considerada, por esses fatores, uma planta quente. É considerada uma especiaria, estando presente em vários pratos, na fabricação de xaropes e doces. Pode ser encontrada em vários tipos, como raiz, em pó, fresca, seca, em cápsulas, xaropes e outros produtos farmacêuticos.
Para que serve?
O gengibre é uma planta medicinal que auxilia no tratamento de várias doenças, como azia, gastrite, má digestão, dores de garganta e colesterol alto.
Também é popular por auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares e ser até mesmo um agente preventivo contra alguns tipos de câncer.
Como tempero, é utilizado em vários pratos asiáticos, entre doces e salgados. É comum acompanhar pratos indianos e japoneses, como o sushi, por exemplo.
Essa planta pode ser encontrada ainda como raiz, em pó e até mesmo em forma de óleos para massagem.
Por ser diurético e contribuir para um metabolismo mais acelerado, o gengibre também é utilizado por pessoas que buscam perder peso. Nesses casos, o chá de gengibre é a forma mais consumida.
Além disso, é benéfico por suas propriedades de ação anti-inflamatória, analgésica, vasodilatador, anticoagulante, antiespasmódica e anticoagulante.
Gengibre emagrece?
O chá de gengibre pode ser benéfico para quem quer perder peso, pois tem função diurética e é considerado um alimento que acelera o metabolismo.
Contudo, o gengibre em si, pode não ser a melhor opção para quem quer emagrecer, uma vez que aumenta o apetite.
Dessa forma, exagerar no consumo, além de poder trazer outras complicações, pode provocar o efeito contrário, ou seja, acabar ganhando peso.
Todavia, o gengibre é sim uma boa opção para se ter na alimentação do dia a dia, e o chá, principalmente, pode contribuir para o emagrecimento. Isto, claro, quando se tem a combinação de exercícios e uma boa alimentação.
Benefícios do gengibre
São vários os benefícios atribuídos a essa planta. Existem pesquisas que apontam mais de 100 doenças ou sintomas que podem ser amenizados ou prevenidos com o consumo do gengibre.
É, sem dúvidas, um número importante, o que revela a importância dessa especiaria em nosso dia a dia. Conheça quais são os principais:
Ameniza cólicas menstruais
O gengibre pode ser utilizado para amenizar as dores menstruais, que podem surgir durante ou antes do período menstrual.
Por ser anti-inflamatório e analgésico, o gengibre pode ajudar a amenizar essas dores. Nesses casos, o indicado é consumir o gengibre como chá.
É antioxidante
Sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres, que, ainda que necessários para o nosso organismo, em excesso podem provocar várias doenças.
Isso ocorre pois os radicais livres não possuem um número par de elétrons na última camada eletrônica, o que os tornam instáveis. E, quando buscam estabelecer um equilíbrio, podem acabar provocando sérias complicações.
Eles podem levar à oxidação de células saudáveis, como lipídios, proteínas e o DNA. Esse ataque às células saudáveis de nosso organismo leva à destruição dos ácidos graxos poli-insaturados que fazem parte das membranas celulares, processo denominado de peroxidação lipídica.
Basicamente, os radicais livres acabam atacando as células boas de nosso organismo por tentarem se reestabelecer. Dessa forma, o gengibre se torna uma forma de prevenir que todo esse processo aconteça.
Por ser antioxidante, ajuda a prevenir o nosso organismo de envelhecimento precoce das células, gripes, resfriados e alguns tipos de câncer.
Algumas doenças crônicas e degenerativas estão relacionadas a esse processo causado pelos radicais livres, são elas:
Obesidade;Diabetes;Hipertensão;Mal de Alzheimer;Mal de Parkinson.
Tem ação anti-inflamatória
O gengibre é tido como uma planta medicinal e muito se deve ao seu poder anti-inflamatório. Ele é utilizado como um tratamento alternativo a sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórios, como bronquite, asma e tosse.
Ameniza náuseas provocadas pela quimioterapia
Os pacientes afetados por algum tipo de câncer, que estão em tratamento de quimioterapia, podem encontrar no gengibre um auxílio para as náuseas provocadas por este procedimento.
Estudos mostraram resultados muito positivos em pacientes que fazem uso da planta para reduzir essas náuseas.
Por ser uma planta medicinal muito benéfica para reduzir enjoos e por ser vantajoso ao sistema digestivo, é uma forma natural de tornar a vida dessas pessoas, minimamente, mais confortável.
Melhora a circulação
O gengibre, por ser anticoagulante, contribui para uma melhor circulação do sangue, além de reduzir a pressão arterial e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
Dessa forma, é benéfico para as áreas periféricas como cérebro, mãos e pés.
Ajuda também a reduzir doenças relacionadas a má circulação como trombose, dormência, câimbras, varizes e perda de memória.
Aumenta a imunidade
O gengibre pode ser uma ferramenta para uma melhor imunidade. Por ser anti-inflamatório, analgésico e outros benefícios, contribui para que nosso organismo se torne mais forte e previne doenças como gripes e resfriados.
Reduz enjoos e alivia problemas digestivos
O gengibre pode ajudar a aliviar enjoos de gravidez e é também utilizado por pessoas que sentem este desconforto em viagens aéreas, por exemplo.
Por este benefício, também é utilizado em aromaterapia, em forma de óleo essencial. Nesses casos, desempenha função contra distúrbios digestivos, como flatulência e diarreia.
Ajuda na prevenção de doenças cardíacas
Essa planta medicinal possui vitamina B6, magnésio, potássio e vários outros nutrientes que são benéficos para o coração, diminuindo as chances de alguma doença cardíaca se desenvolver.
Com o magnésio e o potássio, o gengibre ajuda a diminuir a pressão arterial, um dos fatores de risco para que doenças cardiovasculares aconteçam. Além disso, o gengibre pode auxiliar a reduzir o colesterol ruim, outro fator considerado maléfico para a nossa saúde.
Ajuda a combater a celulite
O gengibre pode ser um aliado para combater às celulites. Essas marquinhas, ainda que comuns, costumam ser bem desagradáveis para muitas mulheres. Por ser anti-inflamatório, esse alimento ajuda a deixar a pele mais lisa e sem o aspecto casca de laranja que a celulite provoca.
Previne o Mal de Alzheimer e outras doenças cognitivas
Doenças cognitivas e degenerativas, como o Mal de Alzheimer, estão associados a alguns fatores como estresse oxidativo e inflamações crônicas, que contribuem para o processo de envelhecimento.
Alguns estudos feitos com antioxidantes e bioativos presentes no gengibre demonstraram que estes compostos têm ação inibidora de inflamações que acometem o cérebro.
Há, ainda, observações sobre como o gengibre é benéfico para melhorar funções cerebrais, como a cognição e a memória.
Reduz mau hálito e previne dor de dente
Mau hálito e dor de dente são condições nada agradáveis. Entre as formas de tratar esses problemas, existe o uso de gengibre. Por ser antibacteriano, anti-inflamatório e analgésico, contribui para aliviar as dores e odores ruins da região bucal.
Para isso, é possível mastigar a raiz crua, preparar infusão ou aplicar o gengibre como uma pasta na região em que está doendo. Além de aliviar a dor de dente, será um remédio para o mau hálito.
É afrodisíaco
Existem alimentos capazes de aumentar a líbido, e o gengibre é um deles. Essa raiz é responsável por aumentar o fluxo de sangue para os órgãos genitais, estimulando o desejo.
Além de ser benéfico para a vida sexual, tanto para os homens quanto para as mulheres, proporciona maior sensação de bem estar.
Auxilia no tratamento de diabetes
O gengibre pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diabetes, pois reduz os níveis de glicose em até 30%.
Também contribui para que pessoas com diabetes tipo II possam expelir 10% mais de insulina.
Contudo, esses benefícios se manifestam com o consumo regular de gengibre. Assim como pode ser um remédio natural eficiente, em excesso não faz bem.
Antes de fazer uso, consulte-se com um médico e verifique a possibilidade de agregar esse ingrediente ao tratamento de diabetes.
Contribui para a perda de peso
O gengibre pode contribuir para a perda de peso, uma vez que equilibra os hormônios e os níveis de energia.
Também ajuda no controle do apetite, problema associado ao estresse e a um possível desequilíbrio hormonal. Consequentemente, reduz inchaços provocados por estes fatores.
Existem, ainda, estudos que mostram o gengibre como responsável por estabilizar os níveis de cortisol no organismo, que podem estar relacionados ao aumento ou a dificuldade em perder peso.
Quanto devo consumir?
O gengibre, quando consumido em excesso, apresenta complicações para a saúde. Recomenda-se o consumo diário de 2 a 4 gramas. Dessa forma, é possível nutrir-se de todas as suas propriedades, sem trazer riscos para a saúde.
Contudo, essa quantidade não é uma regra. Entende-se que cada organismo responde de forma diferente as substâncias consumidas.
Sendo assim, o mais indicado é que se procure orientação médica para entender qual o limite que o seu corpo deve consumir desta planta, para que não se tenha nenhum efeito colateral.

Chá de gengibre
O chá de gengibre é fácil de fazer e existem diversas receitas, com ingredientes variados. Pode ser preparado com o gengibre em pó, raiz fresca, seca ou com o gengibre desidratado. Para extrair melhor suas substâncias, o mais indicado é utilizar a raiz seca.
Confira uma receita de chá de gengibre simples.
Ingredientes
2 a 3 centímetros de gengibre fresco;1 litro de água.
Como preparar
Lave bem o gengibre, em sequência corte ou rale. Ferva a água e adicione o gengibre. Deixe tampado, ainda em fogo alto, e, após 8 a 10 minutos, retire do fogo. Coe antes de consumir.
Fonte: minutosaudavel.com.br
Comments